Mesmo que você não tenha um grande conhecimento em redes de computadores, provavelmente já ouviu falar em Ping. A palavra é uma abreviação de "Packet Internet Network Grouper", que em português significa "Agrupamento de Pacotes da Internet". Esse é um termo utilizado para o comando que envia dados para um ou mais equipamentos em uma rede e, ao mesmo tempo, espera a resposta da outra parte.
A prática é realizada tanto para testar a conexão de um equipamento em uma rede como a velocidade da transmissão do pacote de dados. Caso a conexão esteja funcionando, o equipamento que enviou um sinal recebe uma resposta, chamada "pong" – uma alusão ao jogo ping-pong. O tempo que essa resposta leva para chegar é o que determina se a conexão está lenta ou não; quanto mais ela demora para ser enviada, pior está a velocidade da conexão nessa rede.
Hoje, o Baixaki ensina como realizar o teste de Ping em dispositivos e também como verificar se a sua rede está lenta ou não. Confira a seguir.
Como fazer o teste do Ping no PC?
1. No Windows, na busca, digite "Prompt de Comando". Em seguida, abra o aplicativo.
2. Dentro do prompt, digite "ping" e depois o endereço de IP de um servidor ou o URL de um site para que seja feito o teste, como mostra a imagem abaixo.
3. Depois de alguns segundos, você será informado do resultado do teste, com a quantidade de pacotes perdidos e o tempo que levou para os pacotes de dados serem enviados.
Como fazer o teste do Ping no smartphone?
4. Depois de alguns segundos, ele apresentará o resultado do teste. Nele, estarão a velocidade de download da sua conexão, a de upload, a média do Ping, além da quantidade de pacotes perdidos.
5. Caso você queira fazer o teste, basta apertar "Testar novamente" ou realizar todo o processo mais uma vez.
Como saber se a minha conexão está lenta com o teste do Ping?
Depois de ter feito o teste, você receberá o resultado do envio e recebimento dos pacotes de dados na rede. Embora ele apresente uma série de informações, você só precisa ficar atento a duas delas: a quantidade de pacotes perdidos e a média da velocidade da conexão.
- Quantidade de pacotes perdidos — O ideal é que a sua conexão não tenha nenhuma perda de pacote, porque, quando isso acontece, é sinal de que não há problemas em sua rede. Mas, caso ela apresente alguma perda de pacote nesse processo, é sinal de que ela pode estar com algum problema, sendo que quanto maior for a perda, maior é o ruído na transmissão dos dados.
- Média da velocidade da conexão — Já a média da velocidade da conexão precisa ter o menor tempo possível. Em nossos testes, a média era de 9 milissegundos em uma rede com 300 MB de velocidade. Esse é um bom número, mostrando que a velocidade está sendo mantida. Entretanto, caso esse valor passe de 20 milissegundos, já é preciso estar atento, pois isso pode sinalizar um problema na rede. Sempre lembrando que esse número varia conforme a velocidade da internet.