A forma de consumo de filmes, de séries e até mesmo da televisão mudou drasticamente na última década. Com a ascensão dos serviços de streaming e a facilidade de ter um acervo variado de conteúdo na palma da mão, uma nova alternativa vem cativando e — confundindo — a mente do consumidor: o famoso IPTV.
Mas afinal, o que é IPTV? Como ele funciona? É pago? É legalizado ou pode haver problemas? Pensando em todas essas dúvidas, o Baixaki elaborou um guia completo de IPTV para esclarecer de vez todas as dúvidas.
O que é IPTV?
Em suma, IPTV é a sigla para Internet Protocol Television, que em tradução livre significa algo como "Televisão por Protocolo de Internet". Simplificando, o termo se refere a uma maneira de transmitir o sinal de televisão via Internet através de um Protocolo de Internet — popularmente conhecido como IP.
Segundo a Kaspersky, esse dado trata-se de um número identificador que possibilita a comunicação entre dispositivos em uma rede, nesse caso, a Internet.
Já o sistema de TV, como atualmente popularizado, transmite as imagens através de ondas eletromagnéticas de alta frequência até que chegue na antena e seja transformada em um conteúdo consumível, como a novela que passa logo após o jornal.
O IPTV já se parece muito com os famosos streamings de vídeo, como a Netflix e o HBO Max, que permitem ao usuário assistir o conteúdo que quiser em qualquer horário.
Isso acontece, pois um aplicativo ou aparelho capta o sinal de imagem transmitido via internet e o exibe na tela de um dispositivo compatível — se assemelhando ao que ocorre quando uma série no Prime Video é selecionada, por exemplo.
Nesse contexto, vale esclarecer que IPTV e TV Online não são a mesma coisa. O site oficial da Oi comenta que "os sistemas de IPTV possuem redes dedicadas para distribuição, o que proporciona mais qualidade na transmissão dos programas", diferentemente da simples TV Online, que geralmente possui menos qualidade e um conteúdo mais escasso.
Como funciona o IPTV?
O serviço de IPTV tem algumas regras para funcionar. Primeiro, como já dissemos, é preciso que um aplicativo ou aparelho faça a captação do sinal.
Nesse aspecto, muitas televisões não têm a capacidade para transmitir o sinal dos serviços IPTV por não serem Smart e, por isso, é necessário adquirir um dispositivo dedicado chamado de "TV Box".
As TV Box convertem o sinal obtido pela e possibilitam que o conteúdo seja assistido. Atualmente, os modelos mais conhecidos são dos Xiaomi, como a Xiaomi Mi Box S.
No entanto, há alternativas nacionais populares, como a Claro Box TV, que basicamente é um serviço de TV a cabo pela Internet, mas sem precisar dos cabos e de uma antena.
Estendendo o conceito, também é possível considerar o Fire TV Stick e outros dispositivos similares como uma TV Box, já que aceitam a instalação aplicativos de terceiros. Inclusive, é muito comum ver unidades "modificadas", como essas, funcionando com aplicativos de IPTV.
Nos computadores o processo é bem mais simples, necessitando apenas entrar nos sites, como também é feito em streamings.
Já nos celulares ou tablets, é preciso baixar os aplicativos nas lojas virtuais, como a Play Store e a App Store, ou, realizar o download dos APKs (aplicativos não encontrados nas lojas e baixados diretamente pela internet).
Esses aplicativos podem variar bastante e, como discutido nos tópicos adiante, começam a desafiar a legalidade do IPTV. Além disso, por vezes, somente um aplicativo não é suficiente para que esse serviço funcione.
O usuário precisa de uma lista, que funciona como uma playlist de canais, para inserir no aplicativo e só então assistir aos conteúdos. Essas listas são geralmente pagas através de uma mensalidade.
Tipos de IPTV
Vídeo sob demanda
Talvez a modalidade mais popular de consumir conteúdo nos últimos anos, o famoso VOD ("vídeo sob demanda", em português) é uma das categorias de IPTV.
Basicamente, o VOD é o formato de negócio utilizado pela Netflix ou pelo HBO Max, entre muitas outras empresas similares.
Essa estrutura dá ao usuário exatamente o que ele precisa, em qualquer momento e a qualquer hora do dia, sem limite de uso ou grandes restrições. É uma grande locadora via Internet, funcionando a partir de uma mensalidade.
Mídia com tempo limitado
Esse tipo de IPTV é menos comum no Brasil, embora seja bem popular no exterior, como no iPlayer da BBC. Ao contrário do VOD, as mídias de tempo limitado fazem com que o usuário tenha um intervalo predefinido para assistir a um conteúdo.
Se ele não foi visto no intervalo disponibilizado, como um programa ao vivo, não será possível assisti-lo no futuro.
IPTV ao vivo
Por fim, o formato mais tradicional é o IPTV ao vivo, que é a transmissão de canais, filmes, ou esportes em tempo real, de maneira muito similar com o que acontece com a TV.
Nessa modalidade de IPTV, há a opção de canais gratuitos ou pagos sendo exibidos ao vivo, como uma partida de futebol, por exemplo.
IPTV é legal?
Sim, o IPTV é legal e não há nenhum problema em fazer uso desse formato de consumo de conteúdos. Porém, o serviço pode ser tornar ilegal em alguns casos.
Antes de tudo, ter um IPTV para assistir canais abertos, como a TV Globo, Record TV, Rede Bandeirantes, SBT, está totalmente previsto na lei — já que são as próprias emissoras divulgam esse sinal de maneira gratuita.
O problema acontece quando algum aplicativo ou lista burla as proteções das emissoras e operadoras e redistribui o sinal dos canais pagos de forma própria para o usuário.
Em outras palavras, o caso se refere aos espectadores que redirecionam o sinal de canais e conteúdos fechados para milhares de outras pessoas — algo conhecido popularmente como “gatonet”.
Uma prática muito comum, realizada em fóruns, é que uma pessoa assine diversos canais pagos e os transmita sem licenças para um aplicativo ou por uma lista.
Essas alternativas são pagas, mas geralmente o valor cobrado é bem inferior quando comparado ao preço estabelecido pelas grandes operadoras.
Com essa "facilidade", a venda de TVs Box genéricos pré-programados com aplicativos e listas ilegais se tornou comum no mercado paralelo.
Esses aparelhos têm um funcionamento praticamente idêntico ao de um celular com Android, e costumam oferecer um controle junto das instruções para acessar os canais.
É crime usar IPTV?
Assim, o IPTV não é ilegal, mas a maioria das formas de uso e aplicativos populares torna essa modalidade algo ilegal, configurando crime de pirataria, com penas de até quatro anos de prisão e pagamento de multa — segundo o Artigo 184 do Código Penal. Para quem consome conteúdos pirateados, é aplicada uma pena de um ano de prisão e multa, sob o crime de receptação.
Entretanto, é importante destacar que esse cenário só é frequente no mercado paralelo. Há diversas empresas legítimas que oferecem serviços de IPTV com qualidade e segurança.
O Baixaki elencou uma seleção com os melhores IPTVs, logo após as vantagens e desvantagens da tecnologia!
Vantagens e desvantagens de usar IPTV
- Possibilidade de assistir a diversos conteúdos através da internet;
- Preços mais competitivos que a TV a cabo;
- Quando feito de forma legal, a qualidade de imagem e áudio é altíssima;
- Muitas opções de aplicativos e dispositivos, como as TV Box.
Desvantagens do IPTV
- Internet com velocidades mais lentas podem não aguentar a transmissão de dados;
- Atraso de imagem e som durante transmissões ao vivo. Partidas de futebol podem ter um atraso de até 2 minutos quando comparada com a TV tradicional;
- Muitos aplicativos de IPTV são ilegais;
- Listas ilegais tem qualidade de imagem inferior e maior instabilidade de conexão.
Qual é o melhor IPTV?
Confira a lista dos melhores serviços de IPTV, entre opções gratuitas e pagas:
Directv GO
Um dos mais completos aplicativos disponíveis, o Directv GO funciona como um player de IPTV, possibilitando que o usuário tenha um leque de canais abertos e fechados.
Assim, é possível assistir tanto à programação das emissoras nacionais quanto o conteúdo internacional e exclusivo.
Há como acessar o serviço pela Internet, por celulares ou pela compatibilidade com o Chromecast, permitindo espelhar o conteúdo em uma TV. O serviço tem teste grátis de sete dias e opções de planos pagos anuais ou mensais.
UniTV
O UniTV é uma opção de IPTV com plano anual pago, que permite a exibição de mais de 300 canais. Dentre as funcionalidades, é possível pausar e retornar para cenas ou programas vistos anteriormente.
Nos testes do Baixaki, o aplicativo não apresentou erros e se destaca como uma das melhores opções voltadas para o custo-benefício disponíveis.
PlutoTV
Muito popular, a PlutoTV é um serviço de IPTV criado pela Paramount Pictures, um dos mais antigos estúdios de cinema. A plataforma possui modelo híbrido, alternando entre conteúdos de VOD e canais ao vivo. Não é necessário cadastro, e a maioria dos conteúdos exibidos é totalmente gratuito.
GuigoTV
O GuigoTV é outro serviço de IPTV que vem ganhando muito espaço no Brasil. Esta é uma opção paga, mas que oferece, além de diversos canais abertos, canais pagos como Disney Channel, Disney XD e ESPN, para os fãs de esportes.
Globoplay
Por último, o Globoplay ganhou uma fatia considerável do mercado, tratando-se do streaming próprio da Globo. É possível acompanhar produções originais da emissora ou filmes e séries internacionais, que contemplam o catálogo VOD.
O mais interessante é a opção de canais ao vivo, dando opções para o usuário assistir à própria TV Globo, GNT, Multishow e SportTV.
Qual IPTV vale mais a pena?
Atualmente, serviços de IPTV como o Directv GO e o Globoplay fazem uma boa mescla de conteúdos com um vasto catálogo de filmes, séries, programas e documentários para assistir — além de canais ao vivo para quem prefere acompanhar as emissoras mais clássicas pela Internet.
O IPTV é disponibilizado em diversos formatos que devem atender a todos os gostos. No Brasil, contudo, as opções mais recomendadas ficam nas categorias de IPTV ao vivo e Vídeo sob Demanda.
Nesse contexto, os IPTVs "pirateados" ainda acabam sendo bem tentadores para muitos usuários por conta do valor mais barato nas mensalidades ou, até mesmo, a total gratuidade no acesso.
Porém, recomenda-se procurar as opções gratuitas e legais disponíveis, como a PlutoTV e a GuigoTV, já que a utilização de serviços não licenciados é crime e pode acarretar outros problemas, como o vazamento de dados pessoais. Portanto, sempre dê preferência para alternativas legalizadas e confiáveis.