O termo 'software' é utilizado para se referir a todos os programas presentes em computadores, smartphones e outros dispositivos que buscam cumprir alguma função específica. Atualmente, a demanda pela criação de softwares é alta em todo o mundo, visto que diversas empresas e pessoas desejam implementar a tecnologia em suas atividades diárias.
Entretanto, poucos sabem que é possível desenvolver softwares em casa mesmo, utilizando seu computador pessoal e alguns programas de apoio. Quer saber mais sobre o assunto? Apresentamos uma lista para você conhecer algumas dessas opções e começar a desenvolver agora mesmo.
Confira!
Visual Studio Professional
O Visual Studio Professional é um programa da Microsoft que possibilita seus usuários criarem softwares para diversas plataformas, como Windows, Android e iOS. Apesar de apresentar uma interface de fácil funcionalidade, ele é direcionado principalmente para programadores e exige conhecimento técnico para sua operação.
Contando com uma versão gratuita que restringe parte de suas funções, os usuários mais exigentes podem desejar migrar para versão premium. Alguns exemplos de softwares que podem ser criados pelo programa são: navegadores, calculadoras e despertadores.
Firebase
O Firebase (antigo Fabric) é uma plataforma que permite a criação de apps para dispositivos móveis, tanto para Android quanto iOS. Ele foi lançado em 2014 e chamou tanto a atenção do público que foi adquirido algum tempo depois pela própria Google.
Uma das grandes vantagens do programa é a possibilidade de integrar o seu software com outras plataformas, como oferecer aos seus usuários a possibilidade de logar no app a partir de redes sociais como: Instagram, Facebook e Twitter.
Apesar de possibilitar que seus desenvolvedores comecem a criar os softwares gratuitamente, depois de um tempo, é necessário pagá-lo conforme a utilização.
Onsen UI
O Onsen UI é um programa que permite a criação de softwares HTML5 para iOS, Android e Web. Um dos seus grandes diferenciais é a possibilidade de disponibilizar o app criado para diferentes plataformas utilizando o mesmo código-fonte, ou seja, sem ter que desenvolver do zero novamente.
Ele oferece uma ótima funcionalidade e deve agradar os usuários que já têm conhecimento com programação. Também é preciso ter uma boa noção de inglês, pois o programa não está disponível em português.
AppMakr
O AppMakr é outro serviço que ajuda seus usuários a criarem softwares. Direcionado para pessoas com pouco conhecimento sobre programação, ele auxilia na criação do programa desejado de forma intuitiva e didática.
No entanto, suas funcionalidades são menos complexas e muitas pessoas podem se sentir limitadas dependendo do projeto que estiver em andamento. Ainda assim, ele se mostra como uma ótima opção para os que estão começando na área de desenvolvimento.
Proto.io
Caso seus planos envolvam desenvolver um software e fazê-lo se tornar um grande sucesso no mundo, o Proto.io é a opção ideal. Isso porque ele foi pensado com ênfase na criação de protótipos de programas que serão apresentados aos possíveis investidores.
Dessa forma, a plataforma fornece para seus usuários ferramentas que exploram não só a criatividade, mas também a possibilidade de experimentar e inovar no ramo dos apps.
Além disso, o Proto.io conta com uma série de modelos pré-definidos, para aqueles que estão sem ideias para iniciar seus projetos. Infelizmente, apenas o teste do programa pode ser feito gratuitamente, sendo necessário comprar a versão premium para utilizá-lo a longo prazo.
Gostou da matéria? Então deixe seu comentário e fique ligado(a) no Baixaki para não perder nenhuma novidade sobre softwares, games e tecnologia.