Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

5 apps para digitalizar documentos

Chega de papelada: conheça os melhores apps para digitalizar documentos e otimizar sua rotina de trabalho

Avatar de: Flávio Motta Coutinho

Por Flávio Motta Coutinho via nexperts

06/06/2022 15h02min · Atualizado em 06/06/2022 15h02min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

A evolução da tecnologia permitiu que vários processos e formatos de trabalho fossem aprimorados com o passar do tempo. Os arquivos físicos estão se tornando obsoletos, e cada vez mais se faz necessário o uso de arquivos digitalizados, que podem ser visualizados, editados e enviados de forma online.

Com isso, surgiram vários apps para digitalizar documentos, que possibilitam o escaneamento, edição e formatação de arquivos que antes eram uma folha de papel, e depois se tornaram um arquivo PDF. Seja para celular, seja para computador, conheça alguns dos melhores apps para digitalizar documentos que podem ajudar na sua rotina de trabalho.

AVScan

(Fonte: YouTube/Reprodução)
(Fonte: YouTube/Reprodução)

Compatível com Windows, o AVScan é um programa que cria, edita e formata arquivos a partir de documentos e imagens escaneadas. O aplicativo proporciona várias ferramentas para manipular, retocar e deixar o arquivo do jeito que quiser. É possível mudar o tamanho, cores, posicionamento e editar a imagem de forma leve. Em relação às fotografias, é possível retocar e finalizar a edição de forma bem responsiva.

O layout do AVScan é bem organizado e permite editar vários documentos ao mesmo tempo, espalhados pelas grades. No entanto, é necessário ter um scanner para ser integrado com o aplicativo e permitir essa interação. O AVScan é totalmente em português, facilitando a acessibilidade aos recursos, deixando a experiência ainda mais completa.

G.E.D — Gerenciador Eletrônico de Documentos

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

O G.E.D. é mais um dos apps para digitalizar documentos disponível para Windows. O programa permite gerenciar documentos escaneados, alterar a ordem das páginas e dar alguns retoques para que tudo saia como o usuário deseja. A ideia é transformar arquivos físicos em arquivos digitais de forma prática, aumentando a sua produtividade e a dos seus companheiros de trabalho, caso seja em âmbito profissional.

Com um layout bem prático e fácil de se acostumar, o Gerenciador Eletrônico de Documentos ainda possibilita uma organização dos seus arquivos digitalizados. Assim, mesmo digitalizando um grande número de papéis, tudo pode ser facilmente acessível, dividindo em pastas e renomeando arquivos.

Adobe Scan

Para quem já conhece a Adobe, sabe que a empresa desenvolve programas e aplicativos muito úteis, com uma infinidade de recursos para ajudar na sua rotina. O Adobe Scan é um aplicativo para Android que permite transformar a câmera do celular em um scanner para digitalizar documentos. Mais do que tirar uma foto de um documento, o aplicativo faz um escaneamento muito mais delicado e cuidadoso, a fim de conseguir pegar todas as informações do papel físico e transformá-lo em um PDF.

Além disso, o Adobe Scan tem a função de reconhecedor de textos, permitindo transformar as letras do arquivo digitalizado em caracteres editáveis e copiáveis, facilitando ainda mais a transcrição de documentos. O aplicativo tem integração com o Adobe Cloud, portanto é possível armazenar arquivos e edições na nuvem, acessando a qualquer momento, bastando ter um Adobe ID.

Docufy: Free Scan to PDF

(Fonte: Kuegy/Reprodução)
(Fonte: Kuegy/Reprodução)

Antigamente chamado de Smart Document Scanner, o Docufy é um dos apps para digitalizar documentos disponível para Android. No programa, é possível digitalizar qualquer arquivo, adicionar filtros, formatar o conteúdo e deixar o documento como precisar, inclusive adicionando várias digitalizações em um mesmo PDF.

A experiência utilizando o Docufy é boa, com um layout que permite acessar as funcionalidades de forma direta, sem dificuldade, a partir de ícones no topo do menu. Com alguns minutos de uso já consegue editar qualquer arquivo digitalizado rapidamente.

eDoc Organizer

(Fonte: eDoc/Reprodução)
(Fonte: eDoc/Reprodução)

O eDoc Organizer é uma ferramenta para Windows que permite digitalizar e organizar documentos. A plataforma é prática de utilizar e bem fácil, possibilitando escanear e editar vários arquivos no mesmo local.

Além disso, o eDoc Organizer aceita a importação de arquivos de vários formatos que já estão no computador. Assim, dá para criar arquivos adicionando documentos já existentes e realizando a edição completa do PDF no aplicativo. Um ponto de atenção é com o download do eDoc, já que o que é baixado diretamente é um gerenciador de download, e não o instalador.